Aprender inglês naturalmente: 5 dicas essenciais
5 dicas essenciais para aprender inglês naturalmente

Aprender inglês naturalmente: 5 dicas essenciais

Aprender Inglês, Espanhol ou qualquer outro idioma requer tempo e dedicação.

Pesquisadores têm estudado como se dá o processo de aquisição de novas línguas, no intuito de gerar métodos eficazes e eficientes no ensino e aprendizado.

Aqui na FISK, sempre dizemos que o aprendizado precisa ser eficaz e divertido, proporcionando momentos únicos na vida do aluno, e que esses possam vislumbrar ocasiões e situações em que o Inglês ou Espanhol lhe possa ser útil e prazeroso.

Existem 2 formas de se aprender um novo idioma:

  1. Ensino formal: através de métodos tradicionais de estudo, aulas e transmissão de conhecimentos;
  2. Aquisição natural: conforme a vivência do idioma, através de experiências e interações significativas;

Neste artigo, trouxemos 5 Dicas Essenciais para você Aprender Inglês Naturalmente. Ou seja, de modo informal, com situações diárias que vão facilitar a sua aquisição do idioma.

Essa maneira de ver o aprendizado é complementar às aulas formais do seu curso, e as dicas podem ser adotadas por qualquer pessoa que deseja falar Inglês fluentemente.

Faço um convite, para você ler esse artigo até o fim e colocar em prática cada uma das dicas, a fim de turbinar seu aprendizado! 😉

5 dicas essenciais para aprender inglês naturalmente
5 dicas essenciais para aprender inglês naturalmente – Fisk Ubatuba

Dica #1: Entretenimento para aprender Inglês

Em nosso dia-a-dia, temos muitas ofertas de entretenimento em inglês: séries, filmes, games, músicas, podcasts, youtubers, esportes, etc.

Frequentemente somos inundados de mídias e informações na língua anglo-saxã, mas… Você aproveita o aprendizado de linguagem que elas trazem?

A grande sacada em relação ao entretenimento é, ativamente, absorver vocabulário novo e buscar reproduzi-lo sempre que possível.

Ok… Mas, como?

Sempre que assistir a um filme ou série em inglês, faça-o sem o uso de legendas, nem mesmo em inglês. De início você terá dificuldades e se sentirá cansado, além de perder alguns detalhes.

Mas, com o tempo, tudo fica natural e você nem sentirá falta das legendas. Nem que precise voltar uma cena, por alguns segundos, para compreender os diálogos.

Já para músicas, é muito bacana fazer o exercício contrário, acompanhe a canção, lendo a letra, assim a pronúncia se torna cada vez mais limpa. Em pouco tempo, você poderá cantar todas as suas música preferidas com um inglês impecável!

Somente esses 2 hábitos vão ajudar muito a sua audição e compreensão do idioma, e você não precisa alterar sua rotina para isso! 😉

Dica #2: Internet para aprender Inglês

A grande rede global dos computadores é, majoritariamente, dominada pelo idioma inglês.

Com isso, você pode buscar informações e notícias em todo o mundo, escritas na língua britânica.

Quando buscamos determinada informação, sobre assuntos de cunho universal, a sua melhor opção é encontrar sites produzidos na língua inglesa, bem como artigos científicos (o mundo todo publica no idioma), livros, ou mesmo noticiários.

Usar de websites internacionais de informação, além de evitar fontes secundárias de informação em muitos casos, pode te abrir um novo mundo de ideias e entendimento de outras sociedades e culturas.

Abaixo uma relação de bons sites para você conferir diária ou semanalmente para se informar em inglês:

  1. The New York Times: notícias gerais, origem: EUA
  2. BBC London: notícias gerais, origem: Reino Unido
  3. Fox News: notícias gerais, origem: EUA
  4. Wall Street Journal: notícias financeiras e econômicas, origem: EUA
  5. TED Ideas Worth Spreading: palestras curtas, sobre temas diversos e inovadores, ótimos para inspiração e treinar sua habilidade auditiva

Dica #3: Livros para aprender Inglês

O caminho para a proficiência no Inglês requer muita leitura.

Livros para aprender Inglês
Livros para aprender Inglês

Na verdade, mesmo para ser proficiente no português, você precisará de muita leitura. A leitura te agrega, de modo natural, aprendizados sobre as estruturas gramaticais e ortografia, por uma simples razão: habitualidade.

Você passa a saber o que é correto ou não, de modo natural, simplesmente porque se habituou com a forma escrita do idioma. Esse processo se acelera muito, quando você lê livros.

A dica legal aqui é que você adote um livro que goste e já tenha lido em português, aí você conseguirá ter maior facilidade com o vocabulário e contexto das frases.

Outra grande vantagem de criar o hábito de ler livros em inglês, é que os grandes autores mundiais sempre lançam seus livros em inglês, então você pode acompanhar os lançamentos e não precisa esperar até que sejam traduzidos para o português.

Alunos da FISK Ubatuba têm disponível uma boa biblioteca com diversos títulos consagrados em inglês. É um ótimo benefício para seu aprendizado!

Outra opção muito válida é a aquisição, na internet, de livros físicos ou e-books em sites como a Amazon ou Saraiva. Hoje é muito fácil, rápido e barato adquirir muitos títulos em inglês.

Dica #4: Amigos para aprender Inglês

As pessoas com as quais você interage diariamente, podem ser uma grande fonte de aprendizado e prática do Inglês.

Amigos da escola e da FISK, primos, familiares, etc. São importantes nesse processo.

Nossa dica é usar da tecnologia, por exemplo WhatsApp e Facebook, para montar grupos de interação em inglês. Nos quais vocês poderão compartilhar conteúdos na língua, tudo o que a internet pode oferecer (memes, vídeos, artigos, expressões, etc).

Além de determinar que a interação do grupo será exclusivamente em inglês. Essa determinação vai desafiar os participantes a desenvolverem o idioma em suas 4 competências fundamentais: fala, audição, leitura e escrita.

Dica #5: Ambiente para aprender Inglês

O ambiente é, talvez, a melhor maneira para você aprender inglês naturalmente.

Fazer parte de um ambiente no qual as pessoas entendem e usam o idioma para suas atividades diárias, necessariamente, forçará você a fazer o mesmo.

Falamos aqui de oportunidades de ambiente escolar, atividades de imersão, viagens e intercâmbios.

Uma comunidade que facilita essas interações, propicia a prática. Por isso a importância de uma escola especializada, que ofereça além de aulas com conteúdos formais, um ambiente com atividades extra classe, conversação, e imersão.

Inclua um ambiente rico na sua rotina e você verá que o aprendizado natural, por aquisição será inevitável.

Dica Bônus: lista VIP para aprender Inglês

Gostou desse artigo?

Semanalmente, publicamos conteúdos únicos, especializados com toda a nossa experiência no ensino de idiomas para facilitar o seu aprendizado.

Para você receber, em primeira mão, as novidades de nossas publicações, inscreva seu melhor e-mail aqui abaixo e faça parte da nossa lista VIP.


Um forte abraço e até a próxima!

Danilo Toledo

Diretor e Coordenador Pedagógico na FISK Ubatuba.

Deixe uma resposta


Fechar Menu